Em busca de uma vida melhor

Em busca de uma vida melhor

Qualidade de vida é um conceito muito citado ultimamente e está ligado à busca de equilíbrio de acordo com as escolhas de cada indivíduo para viver melhor. De uma forma geral, trata-se da possibilidade em manter a expectativa de saúde física e mental, além de buscar relacionamentos sociais positivos com familiares e amigos, melhor educação e acesso a cultura.

Ainda pensando em organismo, todos nós possuímos a opção em realizar exercícios físicos ou levar uma vida sedentária, mesmo sabendo dos prejuízos que isso pode acarretar para a nossa saúde.

Infelizmente não se pode fazer mágica, pois cada um de nós é responsável por este equilíbrio de nossas vidas, assim como somos os responsáveis pelas nossas reações de acordo com os acontecimentos que temos ao nosso redor.

Olhando para dentro de si…

Ao pensarmos em qualidade de vida necessariamente é preciso buscar a nossa visão do que seria a satisfação de nossa própria existência, neste momento estamos falando de um estado de ânimo.

Na visão da psicologia indicamos este estado de ânimo como um estado de auto estima consigo mesmo e com o semelhante (o outro), assim como indicamos a capacidade de superação das adversidades do cotidiano e equilíbrio mental para relações sociais, mantendo sempre as expectativas de futuro. Algumas questões são importantes para pensar em qualidade de vida, algumas delas são:

Já pensou no que está dando certo em sua vida e o que não vem dando certo?

Já tentou criar estratégias para buscar melhores ou novos resultados?

Já pensou em modificar suas metas ou buscar novos sonhos?

Esta autonomia de pensamento e ação é essencial para mudar aquilo que não vem dando certo e aliviar a tensão em seu próprio espaço. Podemos repensar sobre como tornar-se mais forte com cada problema e tirar o melhor de cada erro, aprendendo com eles, afinal todos temos esta capacidade de lutar ou desistir de frente daquilo que nos faz mal.

Criar novos objetivos em longo prazo, assim como a realização de um sonho, fazer uma viagem ou uma aquisição.. Estas metas nos incentivavam a continuar buscando e se esforçando em prol de nossos desejos, mesmo que tenhamos situações difíceis.

A alegria de viver deve estar dentro de você, mesmo com todas as exigências da vida, precisamos do romance esquecido com o cônjuge, da alegria de um bom encontro, do dançar ou mesmo cantar debaixo do chuveiro, dos amigos na sala de casa e não na tela de um computador. O ser humano necessita da vida vivida plenamente, nas alegrias ou sofrimentos reais.

Qualidade na vida é deixar a vida acontecer além de nossas mentes, é sonhar sem deixar de aprender com as possibilidades e erros, transformando cada momento.

Dicas

Nosso organismo é uma máquina perfeita, porém precisa dos tratamentos e manutenção correta para um bom funcionamento. A alimentação correta é um dos fatores de sustentação, pois uma dieta variada e balanceada possui grande influência em nosso bem-estar. Evite fumar, beber em excesso.

O costume em praticar atividades físicas pode ser adquirido em semanas, obviamente sem exageros e com adequada orientação de um profissional de educação física, fator importantíssimo para melhora da qualidade do sono e de vida em qualquer idade, principalmente no caso dos idosos, promovendo maior força, equilíbrio, flexibilidade e resistência.

Buscar conhecer o próprio corpo não é buscar doenças e sim um fator extremamente importante, especialmente a partir dos 35 anos, momento em que devemos realizar anualmente baterias de exames para entendermos as funções do nosso organismo.

Manter o equilíbrio exige esforço e boa vontade, aceitar as diferenças entre amigos e familiares alivia conflitos, evitando desentendimentos que muito prejudicam nossas mentes.

Pesquisas mostram que nossas relações interpessoais e falta de tempo para lazer estão relacionados com diversos problemas de saúde, estresse e ansiedade são vilões, abrindo portas para maus-hábitos.

O processo de psicoterapia é uma das formas de buscar por melhor
qualidade de vida consigo e com o mundo que nos rodeia, busque autoconhecimento e valorização de si. Busque uma vida longa, invista na qualidade dela, invista em você!

Autor: 
Estela Cristina Parra

Psicóloga Clínica e Organizacional
CRP: 06/119083

Share this Post: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email

Comments