O que fazer para ser reconhecido no trabalho?

O que fazer para ser reconhecido no trabalho?

Todos nós passamos por problemas pessoais diversos e em qualquer momento teremos também dificuldades relacionadas ao trabalho, talvez pela situação de desemprego ou mesmo pela dificuldade em lidar com colegas e chefias. Toda esta dinâmica no trabalho certamente pode gerar consequências negativas em nosso emocional, inclusive modificando o grau de harmonia de nossas relações. A notícia boa é que podemos ser treinados para buscar controle de nossos sentimentos e principalmente de nossas reações de frente aos problemas impostos e este treino pode ser considerado inicial para identificarmos nosso grau de “resiliência”, que em Latim significa “saltar para trás”, ou “voltar ao estado normal”.

            A palavra “resiliência” foi inicialmente usada pela física, no intuito de demonstrar flexibilidade dos materiais e seu uso alcançou maiores proporções, passando a ser considerado pela Educação, Esporte, Sociologia, Administração, Medicina e na Psicologia. Em psicologia entendemos que o ser humano possui capacidades para superar grandes traumas, o que é de extrema importância e pode ser aprendido em qualquer fase da vida, principalmente por aqueles que buscam crescer profissionalmente.

            Na visão dos empregadores, os funcionários desejados são aqueles que buscam doar o máximo de inteligência, de saúde e competência em ambientes complexos e instáveis. Funcionários que possuam este perfil se tornam diferenciados, pois buscam progredir em suas carreiras tornando-se mais proativos, desejando mudanças, controlando voluntariamente seus trabalhos e resultados, criando métodos de cooperar com os colegas, demonstrando rápida adaptação e superando obstáculos, independente das dificuldades. Podemos concluir que um bom trabalhador é aquele que aparentemente está incomodado com seu trabalho, pois está sempre se movimentando para realizar mudanças, buscando novas experiências e ideias, driblando dificuldades e encontrando meios de atender aos desafios propostos a cada dia.

            Acreditar na própria capacidade e desenvolver habilidades dependem de cada pessoa, apresentar uma atitude positiva diante da vida nos auxilia a buscar formas de solucionar problemas, sem contar que uma vida profissional não satisfeita, não vivida plenamente pode induzir a depressão e ansiedades em geral. Não hesite em procurar ajuda de um profissional, a psicologia apresenta um efetivo conjunto de técnicas e estratégias a fim de capacitar e desenvolver pessoas de forma funcional em todos os aspectos.

Autor: 
Estela Cristina Parra

Psicóloga Clínica e Organizacional
CRP: 06/119083

Share this Post: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email

Comments