Qual importância da AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA para sua empresa?
O processo de recrutar e selecionar pessoas para um determinado cargo ou função parece ser simples, porém exige determinadas capacitações e habilidades específicas do selecionador e não devem ser realizados por qualquer pessoa. Normalmente este recrutamento é feito a partir de leitura e análise do currículo do candidato e posteriormente são realizadas entrevistas com o objetivo de verificar algumas experiências e capacitações (cursos). Neste ponto o avaliador pode se iludir, se confundir ou se enganar realmente com as próprias percepções ou experiências anteriores, fator este que resulta em grandes erros de contratações de diversas empresas.
Os testes psicológicos são instrumentos científicos e indispensáveis para complementar as impressões que possam ser colhidas nas entrevistas dos selecionadores, assim como são de extrema importância na identificação de funcionários que sejam submetidos aos trabalhos em situação de confinamento ou altura.
Diversos são os testes psicológicos existentes, dentre eles alguns conseguem nos indicar exatamente os candidatos mais adaptados, mais capacitados e emocionalmente mais preparados para a atuação desejada. O uso de tais instrumentos objetiva ainda evitar altos desperdícios de tempo, financeiro e pessoal (treinamentos de candidatos) que não possuem o real perfil desejado pela organização.
Os testes psicológicos são de uso exclusivo dos psicólogos, de acordo com o Conselho Federal de Psicologia, junto da resolução Nº 02/2003. Tal controle é feito com o intuito de aprimorar os procedimentos de avaliação por meio da aferição da qualidade já existente, impedindo o mau uso de testes psíquicos.
Tipos de testes:
Avaliação de atenção;
Avaliação da personalidade;
Avaliação da inteligência|neuropsicológica
Avaliação de administração de tempo;
Avaliação da ansiedade, ideação suicida, depressão e agressividade;
Cabe à empresa responsável definir quais aspectos são mais importantes e relevantes para a seleção e escolha dos melhores candidatos para determinadas funções.
Autor:
Estela Cristina Parra
Psicóloga Clínica e Organizacional
CRP: 06/119083 SP.