Minha fome compulsiva

Minha fome compulsiva

O transtorno do comer compulsivamente pode ser caracterizado pela ingestão exagerada e compulsiva de alimentos quando nem sempre se está com fome. Em grande parte dos casos existe a sensação de falta de controle sobre o ato de comer, pois estes pacientes comem vorazmente e passam a sentir culpa e vergonha após estes episódios.

Alguns sintomas da ingestão compulsiva são:

– Consumo exagerado de alimentos;

– Comer sem sentir fome;

– Fazer uso frequente de dietas;

– Flutuação do peso;

– Humor deprimido;

– Comer muito rápido e/ou escondido;

– Comer até acabar a comida ou até se empanturrar;

– Sentimento de vergonha, raiva ou culpa após comer em excesso;

– Obesidade.

Um das grandes dificuldades que a síndrome causa nos pacientes é não conseguir identificar o sentimento da fome. Comer se torna impulso e as crises refletem em doses altíssimas de calorias ingeridas, o que podemos considerar como um ataque alimentar, refletindo negativamente no estado emocional do paciente que passa a sentir o descontrole e viver ciclos viciosos.

Compulsão alimentar e obesidade são doenças sérias e podem acontecer tendo em vista fatores genéticos, psicológicos ou mesmo por força do hábito e estilo de vida adquirido. Estas doenças envolvem agentes internos complicados que devem ser devidamente acompanhados por profissionais, pois podem gerar outras doenças associadas como:  pressão alta, aumento do colesterol, diabetes, complicações cardíacas, articulares e osteomusculares.

A depressão é outra tendência comum destes pacientes, considerando que estes possuem costume de utilizar dietas proibitivas que os fazem sofrer por longos períodos restritivos. Como consequência hora ou outra este paciente sente desejo de emitir um grito de liberdade, momento em que acontece o deslize da dieta e a compulsão se reinicia com o desejo de equilibrar os níveis de serotonina do organismo refletindo em busca de chocolates, doces e massas.

Dica

Se você sentir que algo está errado contigo, se perceber que a comida possui valor além de saciar a fome e te faz sentir-se melhor, se sentir angustia após comer muito, busque auxílio da psicoterapia para obter tratamento adequado.

Busque se alimentar com intervalos regulares de tempo e tente manter atividades físicas ou atividades que lhe promovam prazer.

Autor: 
Estela Cristina Parra

Psicóloga Clínica e Organizacional
CRP: 06/119083

Share this Post: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email

Comments