Perdoar é o segredo!

Perdoar é o segredo!

A palavra mágoa (macula) tem origem do latim, representando o sentimento de desgosto, de pesar, tristeza e ressentimento.

Ser desapontado, ser ferido, sofrer uma perda ou passar por uma injustiça é natural, afinal quem de nós nunca passou por estes momentos difíceis? Sofrer é parte dos processos humanos, mesmo gerando grandes males em nossa mente/corpo, pois estamos lidando com a raiva e sentimentos de indignação.

Existe um livro que se chama “O poder do perdão”, escrito pelo psiquiatra americano Fred Luskin, onde o mesmo comenta suas experiências sobre a mágoa, demonstrando que o processo de perdoar pode ser treinado e desenvolvido por qualquer pessoa.

Neste livro é utilizado o exemplo de um aeroporto com tráfego aéreo congestionado, dando a entender que nossa mente também trabalha de forma similar, pois quando ficamos sobrecarregados pelas mágoas. “Cada avião que está no ar é comparado a uma de nossas mágoas, que enquanto não pousa em terra firme, continuam nos roubando energia, nos atormentando, consumindo nossos recursos e reservas”, pois quando guardamos mágoas nosso cérebro produz substâncias químicas e hormônios ligados ao estresse que prejudicam nosso bem-estar.

O sentimento de mágoa consome muito de nossas energias, pois cada vez que contamos a alguém sobre um fato ruim ou ressentimento, nosso cérebro não consegue distinguir se o acontecimento está ocorrendo agora ou há anos. Assim também funciona nossa mente contra as mágoas, ela foi uma lesão em nosso coração, em nossa alma, mas poderá se complicar muito caso haja estimulação em um ressentimento prolongado.

Pense que você acabou de levar um tombo de bicicleta, certamente tenha ficado com um ralado no joelho ou cotovelo, o que inicialmente tenha lhe permitido sentir dor, ardência e perda de sangue, mas dias depois o local estará dolorido, porém cicatrizando.

Mas o que aconteceria se você ficasse pressionando o local? Certamente a dor permaneceria por mais tempo ou até uma inflamação poderia ser instalada na ferida!

Ressentir significa sentir novamente, causando sérios problemas continuados e aumentando nossas feridas. Em muitos casos clínicos notamos que nossas mágoas se disfarçam de amor próprio para que possamos permanecer mais tempo com a mágoa e com o passar do tempo ela irá se mostrar mais poderosa do que a vontade de seu portador para eliminá-la.

Podemos escolher nossos pensamentos, assim como podemos escolher a música que nos faz sentir feliz, assim como podemos escolher nosso papel de vítima (perpetuando nosso sofrimento) ou simplesmente optar em sermos sobreviventes do que aconteceu (girando nosso foco e aprendendo a guiar nossos sentimentos).

Qual história que contamos para nós mesmos sobre o que nos aconteceu?  Será que somos os únicos que sofremos com a situação? Pense se você não está preso no papel de vítima da história? Para ultrapassar esse momento, precisamos nos curar, então:

– Tente se proteger e se fortalecer contra a entrada da mágoa em seu coração, fortalecer as fibras de seus mais nobres sentimentos;

– Trate suas feridas imediatamente, antes que a mágoa provoque a inflamação de seus tecidos (mente);

– Faça uma divisão entre sua razão e emoção, evitando melindres, pois eles auxiliam na instalação da mágoa.

Mágoa guardada é doença gerada, busque colocar para fora seus sentimentos negativos mesmo que seja em forma de um esporte, cantando uma canção, saindo para encontrar amigos ou mesmo diluindo estas dores em lágrimas, mas não aprisione seus ressentimentos, livre-se deles!

Nossa vida é uma grande experiência, que nos exige força para aprender e leveza para vivermos felizes entre flores e espinhos, sendo assim, busque não alimentar suas maculas (mágoas), pois caso continue se cutucando, sua ferida poderá produzir distúrbios emocionais maiores e se sentir desejo, busque auxílio da psicoterapia, com certeza ela te promoverá maior qualidade de vida.

Autor: 
Estela Cristina Parra

Psicóloga Clínica e Organizacional
CRP: 06/119083

Share this Post: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email

Comments