Terapia para casais funciona?

Terapia para casais funciona?

“Ele era o mais lindo…” “Ela tinha sorriso mais doce…” “Ah nossos olhares se cruzavam de tal forma que provocavam reações emocionantes, maiores até mesmo que o encontro das águas dos rios tapajós e amazonas”…             “Era tudo tão mais leve, tão lindo e satisfatório”.

Para aqueles que já sentiram um “amor romântico” daqueles que levam a presentear a amada e estar o tempo todo ao lado do príncipe encantado..            Saibam que: “É preciso uma pessoa para acabar com um casamento, mas para fazê-lo dar certo, precisamos obrigatoriamente das duas”!

Reflita sobre a saúde de sua relação amorosa, pois nem todos os casais buscam auxílio a tempo para que reconstruções internas possam acontecer. É comum que muitas pessoas procurem ajuda profissional quando os níveis de dor, estresse, desespero e mágoas já se acentuaram, dificultando processos e gerando inevitáveis separações e sofrimentos, que na maior parte das vezes acontece mesmo quando o casal ainda se ama.

Alguns sinais da necessidade de psicoterapia para o casal

– Brigas que não cessam;

– O silêncio impera quando estão a sós;

– Ao tentar conversar, nota-se que o outro evitando e revirando os olhos;

– Atitudes defensivas e de ataque a qualquer sinal de diálogo;

– Agressões disfarçadas com ironias;

– Traição sexual ou traição da confiança;

– Problemas com a sexualidade;

– Falta de comprometimento de uma das partes;

– Machismo e indiferença;

Estes itens podem ser indicativos de muita mágoa ou insatisfação, paulatinamente contaminando a relação e este é o momento de buscar ajuda para sua relação. Não permita que o tempo se encarregue de aumentar a barreira que está sendo construída entre o casal. De uma forma geral os homens possuem mais desconfiança em se submeter a uma terceira pessoa talvez por receio de palpites ou conselhos infundados, afinal isso não adiantaria em nada. Já a mulher normalmente possui características em identificar problemas (introspecção) e falar (se expor) com maior facilidade, levando muitas vezes a ser a “mantenedora” das relações por estar mais aberta a procurar o diálogo e consequentemente psicoterapia – o que via de regra é comum.

O objetivo da terapia de casais é buscar o melhor relacionamento possível para ambos com a ideia central da compreensão e melhor caminho para manter a saúde mental do casal, focando na reconciliação saudável, renovando comprometimentos de cada parte e tratando as lesões que ficaram pós conflitos.

No que a terapia de casal pode auxiliar?

– Melhoria da comunicação, identificação dos objetivos do casal, reequilibrar as diferenças individuais dentro da relação, reaprender a compartilhar responsabilidades, fortalecimento do compromisso, minimizar a competição, equilibrar as necessidades, superar a infidelidade e traições emocionais, melhoria da vida sexual, melhorias da qualidade geral do relacionamento e satisfação conjugal.

Grande parte dos casais que buscam ajuda terapêutica mostram melhorias clínicas significativas, alguns em poucas sessões, outros precisam de mais tempo para que voltem a sentir segurança. Porém nenhum processo terapêutico conjugal é baseado na tentativa de mudar drasticamente a personalidade de um dos membros. Mudanças viáveis são positivas, mas o foco principal se dá nas mudanças comportamentais e não nucleares.

Todos os casais discutem e trocam acusações, a psicoterapia auxilia na recuperação do ser humano em suas emoções, na redução da raiva e da mágoa no intuito de não permitir que estas dores sejam eternizadas.

Autor: 
Estela Cristina Parra

Psicóloga Clínica e Organizacional
CRP: 06/119083

Share this Post: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email

Comments