Nossas manias nervosas

Nossas manias nervosas

Roer unhas é a válvula de escape mais comum entre os indivíduos e pode ser considerado como uma mania, um comportamento involuntário, repentino e espontâneo que em grande parte dos casos acontecem como resultado de ansiedade, depressão, irritabilidade, frustração, insegurança, déficit de atenção/hiperatividade, além de outras associações, pois a causa exata ainda é desconhecida.

Manias são distúrbios complexos que geram grande desconforto tanto para quem tem a mania, como para aqueles que estão ao lado, familiares e amigos. Elas acometem cerca de 20% das crianças em alguma fase do desenvolvimento e perduram por alguns meses, desaparecendo espontaneamente ou auxiliados por medicação nos casos mais graves.

Arrancando os cabelos – Tricotilomania

É um transtorno do controle de impulso ou hábito nervoso que leva as pessoas a arrancar fios de cabelo, cílios, sobrancelhas, axilas, bigode, barba, perna e púbis, provocando falhas, lesões, irritações, ferimentos e até infecções nas áreas afetadas.

Em grande parte dos casos, as pessoas sentem grande tensão, distração ou coceira no momento em que estão arrancando estes pêlos e alívio após a ação. Existem ainda casos onde as pessoas ingerem os pêlos, transtorno conhecido como Tricofagia, provocando sérios danos aos intestinos, anemia, dores abdominais e náuseas.

Roer unhas – Onicofagia

Trata-se de um hábito que afeta crianças, adolescentes e adultos, podendo surgir na infância como forma de imitação dos adultos que possuam a mania ou mesmo de frente a situações de estresse e medo.

A mania é um comportamento difícil de modificação, pois pode ser adquirida ou evoluir com a ansiedade, trazendo consequências negativas e prejuízos para o indivíduo, além de transmitir germes ao organismo, danificar unhas e gengivas.

Estalar de dedos

Algumas pessoas por motivos de ansiedade ou ociosidade costumam estalar os dedos com frequência (mãos e pés), porém o que aparentemente pode ser visto como uma mania inofensiva pode gerar sérios danos à saúde.

De acordo com reumatologistas, estalar os dedos pode causar hemorragia intrarreticular, edemas, rupturas de ligamentos e desgaste de cartilagens.

A mania é caracterizada como doença e transtorno a partir do momento em que exista a necessidade de repetição dos atos de forma compulsiva para obtenção de prazer ou fuga do desconforto.

O devido tratamento se dá com a participação dos profissionais da psicologia, dermatologia e psiquiatria, para que o paciente possa utilizar de medicações, recuperando fios, saúde da pele e superação dos traumas envolvidos.

O uso de medicação deve ser reservado apenas para os casos mais graves, aqueles que apresentam manias por mais de 1 ano, tiques motores e/ou vocais presentes no mesmo paciente e comprometimento social, sendo este escolar ou profissional. A medicação ainda deve ser descontinuada quando o paciente sentir-se livre das manias, promovendo o reequilíbrio e qualidade de vida do paciente.

Autor: 
Estela Cristina Parra

Psicóloga Clínica e Organizacional
CRP: 06/119083

Share this Post: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email

Comments