Um novo começo para velhos problemas

Um novo começo para velhos problemas

As dificuldades e problemas do passado podem ter a potência de esmagamento de sonhos e castração de quaisquer tentativas de recomeço. Neste intuito, não cometer os mesmos erros e disciplinar novos comportamentos é essencial para alcançar a mudança, assim como manter a força de vontade e buscar da psicoterapia pode oferecer a grande diferença em sua vida.

 Mesmo que o cenário atual lhe faça sentir derrotado e você sinta que sua vida anda depreciativa por “problemas”, “decepção” ou “traumas”, lembre-se que temos uma arma poderosa que pode reverter todas as situações… A “esperança”.

Junto ao novo ano busque refletir quais foram as SUAS ações, pensamentos ou atitudes que tenham contribuído para possíveis crises passadas, mas faça isso com sinceridade, observando memórias das reações das pessoas a sua volta, pois SEMPRE temos tempo para alinhar nossas ações e pensamentos e somos SIM responsáveis diretos e indiretos por tudo que acontece a nossa volta, pois muitos de nós cometemos a “autosabotagem” e por vezes nem percebemos.

Ahh… Um passado ruim te traumatizou?

Como em um jogo de vídeo game, nunca podemos avançar para uma nova fase sem concluir a fase em que estamos ou a anterior e assim também é nossa vida. Não conseguimos construir uma nova vida sem que antes façamos uma trégua com nosso passado e esta não é uma tarefa simples, mas pode e deve acontecer!

Não é nada simples resolver ou minimizar nossos dramas emocionais, muito menos assumir o quanto nossas atitudes provocam perdas, erros, frustrações e decepções. Mas decidir abraçar um novo caminho só depende de cada um de nós, depende do abandono de nosso orgulho e da força para encarar medos que por grande parte das vezes está plantado somente dentro de nós mesmos.

O ano é novo, mas e você? Também está se renovando ou continua o velho de sempre? Claro que é bem comum que em meio a este novo caminho apareçam sentimentos negativos tentando nos segurar, assim como sensações de perda e culpa, mas a segurança em buscar a mudança deve ser mantenedora desta certeza da continuidade. Não falamos aqui de esquecimento dos problemas e sim da superação que todo ser humano precisa aprender a buscar, utilizando de compreensão, entendimento e discernimento em situações críticas onde a sombra do medo e frustração teimam em paralisar.

Condicione seus sonhos e desejos e não permita a “autosabotagem” por rancores ou ressentimentos:

– Foque em sonhos e busque trabalhar algo que lhe proporcione uma visão do futuro;

– Defina metas reais e comece a trabalhar verdadeiramente nisto;

– Seja corajoso para dar novos significados às velhas dores ou problemas;

– Desafie a si mesmo e renove sua coragem;

Este trabalho pode levar dias ou meses em seu interior, mas todos nós precisamos “nos permitir” a esta transformação no intuito de acreditar novamente sem eliminar as memórias do passado que nos ajudou a aprender e nos reorganizar em valores e significados.

Certamente sua nova fase lhe concederá novas esperanças, afinal um novo começo para velhos problemas pode sim lhe mostrar um novo e belo final.

Share this Post: Facebook Twitter Pinterest Google Plus StumbleUpon Reddit RSS Email

Comments